Ninguém
faz verdadeiros milagres contra a fé, já que Deus não é testemunha
de falsidades
Julgo muito interessante o texto a seguir a fim de esclarecer sobre os falsos milagres. É o comentário de ninguém menos que Santo Tomás de Aquino sobre a Segunda Epístola de São Paulo aos Tessalonicences, mais especificamente sobre o Anticristo. O texto completo pode ser lido no blog Doctoris Angelici. Abaixo, transcrevo a parte que mais interessa no momento para que não nos deixemos enganar pelos falsos milagres da "igreja" conciliar:
Julgo muito interessante o texto a seguir a fim de esclarecer sobre os falsos milagres. É o comentário de ninguém menos que Santo Tomás de Aquino sobre a Segunda Epístola de São Paulo aos Tessalonicences, mais especificamente sobre o Anticristo. O texto completo pode ser lido no blog Doctoris Angelici. Abaixo, transcrevo a parte que mais interessa no momento para que não nos deixemos enganar pelos falsos milagres da "igreja" conciliar:
E [o Anticristo] enganará desta maneira: primeiro valendo-se do poder
secular; segundo, da força dos milagres.
Quanto ao primeiro diz: “com toda sorte de milagres”,
a saber, do mundo. “Se fará dono dos tesouros de ouro e de
prata e de todas as preciosidades de Egito” (Dan. 11,43). Ou com virtude fingida.
Quanto ao segundo diz: “de sinais”. Os sinais são uma espécie de “milagretes”.*
Os prodígios, entretanto são grandes, que demonstram que uma pessoa é um ser
prodigioso, como quem diz à distância: distante, em dígitos: do dedo (Ap 13). E
diz: “falsos prodígios”. Chama-se falso um milagre,
ou porque lhe falta a verdadeira razão do fato, ou a verdadeira razão do
milagre, ou o devido fim do milagre. O primeiro é o que fazem os ilusionistas,
melhor dito, o que se faz por arte de magia e bruxaria, quando o diabo se
encarrega de dar “gato por lebre” para que pareça outra coisa do que é;
como fez Simão Mago com um carneiro que mandou degolar, que logo se deixou ver
vivo; ou com um homem, que todos criam degolado e, por haver-lhe visto logo
vivo, creram-lhe ressuscitado. E isto fazem os homens fazendo fantasmas na
imaginação para enganar.
A segunda espécie de milagres, impropriamente chamados assim,
são os que despertam grande admiração, por ver-se o efeito, sem conhecer-se sua
causa. Assim pois “os milagres”, que tem não
simplesmente sua causa oculta, senão para algum oculta, dizem-se não
simplesmente milagres, senão maravilhas. Mas os que tem simplesmente sua causa
oculta são propriamente milagres, cujo autor é o mesmo glorioso Deus, porque
estão acima de toda a ordem da natureza criada. Mas algumas vezes se fazem
algumas maravilhas, cujas causas estão ocultas, mas não fora da ordem da
natureza; e isto com mais razão o fazem os demônios, que conhecem as virtudes
da natureza e tem determinada eficácia para especiais efeitos; e estas fará o
Anticristo, mas não as que tem verdadeira razão de milagre, porque não tem
poder naquilo que está sobre a natureza.
Dizem-se milagres em terceiro lugar os que estão ordenados a servir de testemunho à verdade da
fé, ou a subtrair os fiéis a Deus,
como se diz em São Marcos. Mas se algum tivesse a graça de fazer
milagres, e não se valesse deles para este fim, os milagres seriam verdadeiros quanto à
razão do fato e à razão do milagre; mas seriam falsos quanto ao devido fim e
à intenção divina.
Mas isto não sucederá com o Anticristo, porque ninguém faz verdadeiros milagres contra a fé, já que
Deus não é testemunha de falsidades. Donde um que ensine uma falsa doutrina não pode fazer milagres, embora um homem de má vida bem o poderia.
Logo sinala aos que se deixaram enganar, ao dizer: “àqueles
que se perderam”, isto é, aos destinados à perdição. “Nenhum
deles tem perecido senão o filho da perdição”. E isto precisamente
porque “minhas ovelhas ouvem minha voz” (Jo 10).
É. Muito interressante.
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